PROJETO HIDRÁULICO DE EDIFICAÇÃO
 

O significado etimológico da palavra Hidráulica é "condução de água", entretanto, atualmente, empresta-se ao termo Hidráulica um significado muito mais lato: é o estudo do comportamento da água e de outros líquidos, quer em repouso, quer em movimento.
A Hidráulica pode ser dividida em:
            - Hidráulica Geral ou Teórica
                        - Hidrostática
                        - Hidrocinemática
                        - Hidrodinâmica
            - Hidráulica Aplicada ou Hidrotécnica

A Hidráulica Geral ou Teórica aproxima-se muito da Mecânica dos Fluidos:
            - A hidrostática trata dos fluídos em repouso ou em equilíbrio, a hidrocinemática estuda velocidades e trajetórias, sem considerar forças ou energia, e a hidrodinâmica refere-se às velocidades, às acelerações e às forças que atuam em fluidos em movimento.
Os engenheiros, que necessitavam resolver os problemas práticos que lhes eram apresentados, voltaram-se para a experimentação, desenvolvendo fórmulas empíricas que atendiam suas necessidades. Com o processo da ciência e impulsionada sobretudo por alguns ramos onde se necessitaram abordagens mais acadêmicas, e onde houve disponibilidade de recursos para aplicação em pesquisa, e principalmente com o advento dos computadores, que permitiram trabalhar  com sistemas de equações de grande complexidade, em pouco tempo a Hidrodinâmica desenvolveu-se e é hoje instrumento não apenas teórico-matemático, mas de valor prático indiscutível.
A Hidráulica Aplicada ou Hidrotécnica é a aplicação concreta ou prática dos conhecimentos científicos da Mecânica dos Fluidos e da observação criteriosa dos fenômenos relacionados à água, quer parada, quer em movimento.
As áreas de atuação da Hidráulica Aplicada ou Hidrotécnica (elaboração de projetos hidráulicos) são:
- Urbana
            - Sistemas de abastecimento de água
            - Sistemas de esgotamento sanitário
            - Sistemas de drenagem pluvial
Destaca-se neste, os projetos de infra-estrutura como rede distribuição de água potável, rede coletora de esgoto, rede coletora de água pluvial, sistema de amortização de vazão (tubulações, reservatórios, etc) e sistema de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis (captação, reservação e tratamento).
- Rural
            - Sistemas de drenagem
            - Sistemas de irrigação
            - Sistemas de água potável e esgotos
- Instalações prediais
            - Industriais, comerciais, residenciais e públicas
Destaca-se neste, os projetos de instalação de água fria e quente, rede de esgoto, rede de água pluvial, sistema de amortização de vazão (tubulações, reservatórios, etc) e sistema de aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis (captação, reservação e tratamento).

 
  Conheça alguns Projetos:
 
HOME   |   A GIACOMINI   |   SERVIÇOS   |   OBRAS   |   TESES   |   FALE CONOSCO Telefone: 19 3875.4218
Avenida Francisco de Paula Leite, 2359
Jd. Kyoto - Indaiatuba/SP - CEP.: 13344-610
contato@giacomini.eng.br
 
  © 2018 - Giacomini Projetos e Gerenciamento - mCw Studio